Atividades para pacientes

A ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer oferece grupos de estimulação e de convívio social para idosos saudáveis e com quadros demenciais. Antes de participar, é necessário entrar em contato com os coordenadores para conhecer o perfil e a disponibilidade de vagas. A maior parte dos grupos é fechada e requer inscrição e seleção prévias.

Grupos voltados para idosos saudáveis

Visam a exercitar as funções cognitivas para a manutenção de seu bom funcionamento. A proposta baseia-se na premissa de que quanto mais utilizado é o cérebro, melhor prognóstico a pessoa teria se desenvolvesse a Doença de Alzheimer (DA).

Os encontros envolvem momentos prazerosos de interação e alcance de desafios mentais. Dentre as atividades oferecidas, destacam-se as de estimulação cognitiva, como oficinas de memória e desafios mentais, aulas de informática, palestras, artesanato e exibição de filmes seguida de discussões.

Grupos voltados para idosos com demência

Promovem interação social e atividades que favorecem o estímulo das funções cognitivas. Os pacientes participam de atividades variadas que abordam diferentes áreas. Também são oferecidas atividades lúdicas, envolvendo jogos, exercícios de atenção, exercícios com palavras, construções, música, dança e tarefas que permitam reflexão, decisão e satisfação.

Além disso, pode haver investimento na busca pela manutenção de autonomia (por maior tempo possível), com treinamento e uso de estratégias compensatórias como calendário e agendas.

As atividades respeitam o estágio da doença e os antecedentes pessoais e são recomendadas para pessoas com DA em estágio inicial ou moderado.

Avalie esta página: 
Média: 4.6 (45 votes)